Portal do Governo do Estado do Piauí
Informação e cidadania acessíveis ao cidadão

Notícias

Notícias
SAÚDE 16 Setembro, 2019 11:42

Servidores recebem orientações sobre a Valorização da Vida

Materiais impressos com orientações sobre o tema foram distribuídos aos presentes


 -

No dia 10 de setembro, data em que são realizadas ações em alusão ao Dia Mundial de Conscientização e Prevenção ao Suicídio, a equipe multidisciplinar do Centro Integrado de Atenção ao Servidor Público do Estado do Piauí – Ciaspi realizou uma palestra com o tema de “Valorização da Vida”. A iniciativa que aconteceu na recepção do Centro é parte do programa “Sala de Espera”.

 

Na oportunidade materiais impressos com orientações sobre o tema foram distribuídos aos presentes.

 

Para o psicólogo Ikaro Sales, a campanha do setembro amarelo a cada ano tem ganhado força no enfrentamento ao suicídio, sendo uma das principais frentes, o diálogo.

“Muitos têm medo de não saber o que falar a alguém que está passando por uma situação difícil. Às vezes, uma escuta acolhedora, sem julgamentos ou críticas é suficiente. Falar é importante. Ouvir também”, comenta.

 

Rayana Lima, enfermeira do trabalho que também participou da palestra, enfatizou a oportunidade de falar sobre o assunto.

“Por ser um assunto considerado delicado, entendemos que devemos falar, até porque precisamos quebrar esse tabu. As estatísticas mostram que esse pode ser o caminho para salvamos vidas”, conclui.  

 

*O programa Sala de Espera tem como objetivo converter o tempo ocioso de espera nas instituições de saúde em vivências construtivas com vistas a propiciar educação em saúde baseada em conhecimentos técnico-científicos.

 

*Fotos da palestra estão na aba "Galerias"


Autor: André Bastos